UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Em comemoração ao Dia Mundial da Água, ICA recebe ciclo de palestras
21 / mar / 2018
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, ICA recebe ciclo de palestras

A atividade, com foco nos desafios da gestão hídrica no semiárido mineiro, faz parte da programação organizada pela Prefeitura de Montes Claros

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) realiza uma série de palestras com foco nos desafios da gestão hídrica frente às particularidades do Norte de Minas. Professores do ICA e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vão ministrar palestras e moderar um debate sobre o assunto. O evento será realizado de 8h30 as 11h, no auditório do bloco C, no campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A atividade compõe a programação organizada pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que conta com atividades entre 19 e 23 de março, com o tema “Soluções naturais para a água”.

O professor Edson de Oliveira Vieira, do ICA, ressalta que aliadas às iniciativas de conservação ambiental são necessárias ações emergenciais para que a escassez hídrica seja minimizada em curto espaço de tempo. “A escassez hídrica, muitas vezes, não é só provocada pela falta de chuva, mas pelo aumento de demanda sem um planejamento adequado, que interfere diretamente na escassez. Além da questão do desperdício, a falta de eficiência e de tecnologias alternativas para uso de água contribuem com o aumento escassez hídrica ano após ano”, reforça o professor.

De acordo com o professor, o alto desperdício e a falta de armazenamento são pontos importantes que refletem na carência de água na região. “O que tem acontecido aqui no Norte de Minas é que esta chuva tem ocorrido de forma compactada: há um tempo chovia de outubro a março e, hoje, ao invés de quatro meses de chuva, temos dois ou três. E essa chuva cai com muita intensidade e o solo não tem condições de absorver e, aliado a isso, não temos infraestrutura para armazenar esta água”.

O prof. Edson ressalta que entre os caminhos para reverter este cenário é importante a implementação de algumas ações: uma gestão integrada, participativa e descentralizada dos recursos hídricos; a criação de uma base de dados eficiente, compilada e aberta para subsidiar pesquisas; monitoramento contínuo dos dados; a cobrança pelo uso de recursos hídricos; a elaboração e execução do Plano de  Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas; conjuntamente a uma sólida campanha pela conscientização e sensibilização para o uso sustentável da água. Segundo o especialista, estas são ações que poderiam colaborar para resultados em curto  e médio prazo. Essas ações devem ser aliadas às ações com foco na conservação ambiental e na recuperação de áreas degradadas, como a preservação de bacias e o repovoamento de áreas com espécies nativas. “Leva tempo para a natureza trazer uma resposta, por isso, a questão estrutural da gestão hídrica também é importante”, completou.

A gestão eficiente do uso da água e o planejamento estão entre as iniciativas citadas pelo professor Edson de Oliveira para mitigar a escassez hídrica. Foto: Lucas Braga/UFMG

A escassez de recursos hídricos no Norte de Minas será o tema da palestra ministrada por Edson às 9h30. O desaparecimento das Veredas no Norte de Minas também será tema de discussão no evento. A professora Dora Veloso da Unimontes vai ministrar palestra sobre este assunto às 9h.

Às 10h20, será realizado um debate moderado pelos professores do ICA Flávio Gonçalves e Rúbia Fonseca, com a discussão dos assuntos apresentados durante o dia. A programação é gratuita e aberta ao público. Haverá emissão de certificados aos interessados, com o custo de R$5,00.

O campus do Instituto de Ciências Agrárias está localizado na Avenida Universitária, número 1.000, bairro Universitário em Montes Claros.

A programação completa pode ser consultada no site do ICA.